05 de agosto, dia nacional da saúde e da limpeza também!

05 de agosto, dia nacional da saúde e da limpeza também!

25 de setembro de 2019 Off Por admin

Sim, afinal a limpeza promove saúde e bem estar para todos. Contudo, não existe no calendário oficial um dia exclusivo para ser comemorado o ato da limpeza em si. Apesar de sua enorme importância. Só para se ter uma ideia, a limpeza é grande responsável pelo aumento da expectativa de vida no Brasil e no mundo, através, entre outras coisas, do saneamento básico nas cidades, onde se concentra a maioria da população mundial. Esse é um fato que, se fosse único, já seria o suficiente para coroa-la.

Vamos a alguns fatos

  • a limpeza promove a saúde através da utilização de desinfetantes potentes que eliminam as bactérias que provocam inúmeras doenças como diarréias e pneumonias. Nos dias de hoje, é incomum que uma pessoa morra de alguma dessas infecções por conta do avanço da medicina, entretanto, ninguém gosta de ir ao hospital ou tomar medicamentos, e alguns nem mesmo possuem acesso garantido a eles, sendo assim, o ato de prevenir através da limpeza dos ambientes é a melhor opção para todos;
  • a limpeza promove saúde ao propagar a lavagem frequente das mãos. Tocamos em tudo a todo momento, e podemos nos contaminar facilmente. Ou até contaminar outras pessoas, sendo assim, lavar as mãos com água e sabonetes elimina os possíveis antígenos presentes nelas. O uso do álcool em gel ou espuma, também é um aliado poderoso na eliminação das bactérias, e é sempre recomendada a sua utilização em vários momentos;
  • a limpeza promove saúde, ao lembrar que a utilização do papel toalha pode evitar a contaminação pelo vírus H1N1. Sim, porque, no ato da secagem após lavar as mãos, utilizar o secador elétrico pode fazer com que os vírus. A secagem com o papel toalha também garante que as mãos não fiquem úmidas, criando um ambiente propício ao crescimento de bactérias;
  • a limpeza promove saúde quando elimina bactérias da água e dos alimentos através da utilização dos produtos clorados, e permite que as pessoas se hidratem e se alimentem com segurança.

 

História do dia da saúde

Agora, não fica tão difícil perceber que temos mais saúde porque vivemos em uma época “mais limpa”, ou seja, com maior acesso a produtos de limpeza e informação. Hoje, sabemos que uma cidade limpa (com saneamento básico) elimina os riscos de uma epidemia como a da peste bubônica, que assolou a Europa na Idade Média e foi causada pela enorme população de ratos que vivia entre o lixo acumulado pelas ruas e casas. Assim como sabemos que muitos produtos desenvolvidos para eliminar causadores de doenças podem, literalmente, matar pessoas e o planeta, e já entramos em uma era que busca alternativas para eles, uma era não só limpa como sustentável.

O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 5 de Agosto por conta da data de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz. Uma pessoa responsável por grandes ações de limpeza no início do século XX que erradicaram da cidade do Rio de Janeiro a febre amarela e a varíola, doenças que mataram milhares de pessoas, uma homenagem que deixa clara a ligação entre a saúde e a limpeza.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estar saudável significa mais do que a ausência de doenças. Pois outros fatores contam para isso como alimentação, moradia, boas condições de trabalho, renda, atividades físicas e acesso a bens e serviços. Cada fator dessa lista possui sua importância e a falta de qualquer um deles pode desequilibrar a frágil balança de uma vida plena, mas manter-se longe das doenças através da limpeza continua sendo essencial.

 

FONTES:

http://saudebusiness.com/noticias/a-importancia-da-limpeza-para-a-promocao-da-saude/ 

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/expectativa-vida.htm

http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-da-saude.htm 

http://www.who.int/countries/bra/en/