Álcool – 5 motivos para não utilizar na limpeza

Álcool – 5 motivos para não utilizar na limpeza

2 de julho de 2020 Off Por Luis Fernando

O álcool para limpeza é um composto químico muito agressivo, existem diversas outras maneiras de realizar uma limpeza sem danificar os itens, moveis e equipamentos.

Infelizmente hoje em dia ainda existem muitas pessoas acreditando em uma maior efetividade realizando um processo de limpeza com o álcool convencional nas empresas.

Entretanto ele não é a opção mais indicada, isso se deve pela necessidade de fricção mecânica no local que será higienizado durante alguns minutos, o que nem sempre é realizado devido a alta demanda de trabalho para os profissionais de limpeza.

Nesse artigo iremos abordar mais afundo este assunto e dar dicas de boas praticas para que o seu processo de limpeza seja altamente efetivo. Veja só.

Crenças sobre limpeza

No Brasil, temos a crença de que a limpeza com o álcool é a melhor opção para uma limpeza completa, tanto para empresas quanto residências.

Certamente isso ocorre pelo fato dele ser utilizado em hospitais e clínicas, em alguns formatos, como um produto desinfetante e antisséptico com grande poder microbicida e germicida.

Com essa informação, somada a falta de conhecimento sobre o assunto, as pessoas acreditam que o álcool possui capacidade superior de limpeza e desinfecção. Entretanto, esta crença não passa de um mito.

O álcool é um produto que traz sérios riscos para a saúde, além de não ser tão eficiente quanto se imagina.

Quer saber como? Fique conosco e leia os 5 motivos para você não usar o álcool como produto de limpeza.

álcool para limpeza

1. Limitações na limpeza, assepsia e desinfecção

O álcool, para ser eficiente na desinfecção, precisa ter de concentração de 70%. O que significa: menos água em sua composição e maior facilidade para penetrar na célula das bactérias para eliminá-las.

Qualquer concentração acima ou abaixo desta, não é capaz de desinfetar profundamente.

Além disso, para que este produto realmente funcione, é necessário respeitar o seu tempo de aplicação que em media é de 30 segundos. Bem como fazer movimentos de fricção durante a aplicação.

Se qualquer uma dessas questões não forem respeitadas, o produto perde a sua função de desinfecção e assepsia. Assim resultando na perda do produto, tempo e dinheiro.

Solução mais eficiente

Inegavelmente existem opções para limpeza profissional com foco em ambientes hospitalares e outros segmentos empresariais que são melhores, pois dependem menos do processo convencional de uso.

Um dos produtos mais reconhecidos para esta finalidade possui um tempo bastante reduzido para ação, como é o caso do produto optigerm, com ação em 1 minuto !

Com isso, além da melhora nos processos de limpeza devido ao fato de não ser necessária a fricção, seu ambiente estará mais seguro. O fato de utilizar um produto que foi desenvolvido especificamente para está finalidade.

Optigerm

2. Álcool danifica os materiais

Este produto também não deve ser utilizado em qualquer tipo de material. Isso se deve ao fato de que com o tempo, acaba diminuindo a vida útil dos mesmos.

Infelizmente isso acaba resultando em ressecamento das peças, perda da elasticidade de alguns componentes e também a perda do brilho deixando com um aspecto opaco.

Alguns dos materiais que são fortemente agredidos podemos citar alguns tipos de borrachas, plástico, acrílico, madeira, mdf e mais diversos equipamentos eletrônicos.

Portanto, não devemos utilizar o álcool para limpeza de qualquer acessório, equipamento ou superfície que contenha, pelo menos, um dos itens citados acima.

Impacto financeiro negativo

Quando uma empresa faz a utilização em tais materiais, além de sua agressividade e pouca praticidade, acaba por diminuir muito o tempo de vida dos itens.

Isso acaba trazendo também uma perda de dinheiro para os proprietários. Uma vez que as trocas, substituições, manutenções e compras serão frequentemente mais requisitadas.

3. Apresenta risco para a saúde

De acordo com a Revista Brasileira de Queimadura, o Brasil é um dos países que mais utiliza o álcool liquido como desinfetante e antisséptico no mundo.

Além de outras atribuições, como acender uma churrasqueira. O seu uso está diretamente relacionado aos elevados índices de acidentes com queimaduras.

A facilidade de compra em supermercados e farmácias sem qualquer restrição, somada a falta de informação a respeito da sua fácil combustão e a fragilidade das embalagens do produto.

Problemas relacionados ao álcool

Este produto é um dos principais responsáveis por acidentes em ambientes domésticos e até corporativos. Segundo uma avaliação da Proteste, uma chama de 26 graus de temperatura é suficiente para levar o álcool a combustão.

O álcool em sua versão líquida do produto se alastra ainda mais rapidamente pelo corpo e ambiente, agravando os acidentes.

Referente a sua utilização para limpeza, o álcool quando fica constantemente em contato com a pele é capaz de retirar os lipídios naturais que tem a função de hidratar e proteger nossa pele.

A pele das mãos acaba adquirindo um aspecto ressecado e áspero, algumas pessoas já apresentaram casos de rachaduras e dermatites (reação inflamatória).

4. Não possui um bom custo-benefício

Apesar do álcool não ser um dos produtos mais caros nas gôndolas dos supermercados, ele não possui o melhor custo-benefício para empresas, quando se deseja uma limpeza profissional eficiente.

Como poucas pessoas o utilizam da maneira correta, o resultado é um grande desperdício para a empresa. Além disso, há no mercado produtos voltados para a limpeza profissional que, além de limpar e desinfetar de maneira mais eficiente, geram uma grande economia.

Detergente Garra

Para se entender, citamos como exemplo o comparativo entre o álcool e um produto comercializados por nós chamado: Garra Oxiativo. O primeiro, custa em média de R$ 6,00 a R$ 9,00 o litro. Já o Garra Oxiativo tem um custo, já diluído, que reduz em até 90% o preço do litro. Além de não fazer mal à saúde.

5. Não tem um grande poder de limpeza

Apesar da fama de um bom limpador, é fácil entender que a ação limpeza ocorre somente durante a existência do produto no pano utilizado em conjunto.

Uma vez que a evaporação dele é muito rápida, fica evidente o baixo poder de limpeza do mesmo.

Sabemos que o álcool é um solvente que remove eficientemente gorduras e oleosidades. Mas grandes volumes dele seriam necessários para realmente realizar a limpeza com qualidade.

Uma boa opção para empresas em nossa linha é o Desinfetante Garra Oxiativo, que também possui um poder de limpeza muito alto.

 Conclusão

A limpeza profissional é de suma importância para um negócio. Entretanto o álcool, ao contrário do que a maioria das pessoas acreditam, não é a melhor opção para uma limpeza eficiente.

Ele ainda tem importância para hospitais, clínicas e demais estabelecimentos da área da saúde, para a desinfecção e assepsia de equipamentos, mãos e outros itens utilizados.

Como forma de combater a transmissão de microrganismos que podem causar a infecção. Entretanto, não é indicada como único produto para a limpeza profissional.

No entanto na desinfecção de superfícies hospitalares o álcool esta cada vez mais em desuso. Especialmente nos hospitais de referência, uma vez que produtos mais eficazes como o Optigerm da Oleak tem uma ação mais rápida e segura nesses ambientes.

linha optigerm Fontes

 

Visto primeiro em: Higiclear