Como desengordurar sua cozinha

Como desengordurar sua cozinha

3 de dezembro de 2020 Off Por Claudinei

Ter a casa limpa é vontade quase unânime, mas com a correria do dia-a-dia e a dupla jornada de grande parte das pessoas, nem sempre é possível. Existem muitos artifícios que podem ser utilizados para facilitar como desengordurar sua cozinha, deixá-la mais rápida e ainda sim, eficaz. Dessa vez, vamos focar nas dicas de limpeza da cozinha, de onde saem o alimento da família e o resultado precisa ser eficiente.

Como desengordurar o chão e azulejos

O chão e as paredes da cozinha são superfícies que apresentam sujeira constantemente e por isso devemos limpar com frequência. É claro que o tipo de sujeira varia bastante de acordo com os alimentos que são cozinhados, como alimentos in natura, refogados ou mesmo fritos. Uma vassoura para o piso sempre é uma boa opção principalmente para os resíduos que podem cair durante o processo de preparo. Caso seja algo que resulte em bastante gordura nas paredes ou no piso (como as frituras), o ideal é aplicar algum multiuso ou desengordurante específico com pano úmido, e na sequência um desinfetante por conta das bactérias.

Como Desengordurar Sua Cozinha – Armários Sem Manchas

No processo de cozinhar, é comum que os armários mudem de tonalidade com o passar do tempo. Podem ficar mais encardidos e com cara de antigos. Uma boa opção para tirar manchas é optar pelo uso do bicarbonato diluído em um pouco de água. Outra misturinha que funciona é água morna e detergente neutro aplicada com o lado macio da esponja em movimentos circulares, depois basta aplicar um pano limpo umedecido com água. Vale lembrar que não é todo tipo de acabamento que aceita qualquer produto comentado e por isso é importante confirmar com fabricantes e lojistas antes de executar a limpeza.

Como limpar a coifa

A coifa pode acumular manchas de gordura que com o passar do tempo podem endurecer e permanecer na superfície para sempre. Outro ponto preocupante é que a falta de limpeza pode comprometer o funcionamento do equipamento diminuindo sua eficiência. Para realizar a limpeza comece fervendo uma mistura de água e limão e ligue a coifa por alguns minutos para que o vapor ajude a amolecer a gordura. Depois disso desligue o aparelho da tomada, retire os filtros e coloque de molho em uma mistura de água e detergente. Enquanto isso proceda com a limpeza da área externa e interna com um pano ou esponja macia umedecidos com uma mistura de água e detergente neutro. Utilize um pano úmido para retirar o excesso da mistura e, se necessário, utilize um produto específico para a limpeza de aço inox. Para finalizar limpe os filtros utilizando a esponja ou uma escova macia se necessário.

Pia e fogão brilhando

Limpar a pia é muito fácil, basta esfregar o interior com a ajuda da esponja, detergente e água abundante, não esquecendo dos cantinhos e do ralo. Em casos mais criticos podemos utilizar uma mistura de água fervente e suco de limão, além de ajudar a eliminar a gordura a mistura também desaparecerá com o mau cheiro. Já para o fogão é preciso tirar o equipamento da tomada e fechar o registro do gás, depois retire as grades e os queimadores para limpar a base do fogão. Retire o excesso de gordura e restos de comida com uma toalha de papel e posteriormente utilize um desengordurante específico aplicado com a parte macia da esponja, limpe o excesso com um pano limpo umedecido com água e seque bem. Para limpar as grades e queimadores utilize uma esponja e detergente neutro, se for preciso utilize uma escova de dentes macia para alcançar as partes mais difíceis do queimador.

Como Desengordurar Sua Cozinha – Geladeira limpa e sem cheiro

Para limpar a geladeira prepare uma misturinha com 2 litros de água morna, 2 colheres de bicarbonato e 5 gotas de detergente. Molhe uma esponja na mistura e utilize a parte macia para esfregar todo o interior da geladeira. Se o sua geladeira apresenta algum cheiro desagradável pode utilizar alguns desses neutralizadores de odores caseiros:

  • Maça: basta cortar uma maça ao meio e deixar em um cantinho na geladeira por 3 dias. A maça ira absorver as moléculas de mau cheiro.
  • Bicarbonato: coloque 3 colher de bicarbonato em um potinho de vidro e deixe por alguns dias dentro da geladeira. Quando notar que o mau cheiro se foi pode retirar a mistura e descartá-la.
  • Limão + pó de café: faça uma misturinha com o caldo de um limão e uma colher de pó de café e deixe na geladeira por alguns dias. O resultado é mais rápido do que você pode imaginar.

Visto primeiro em: Habitissimo

Conheça nossos outros artigos.