Cuidados com o banheiro: Tudo que deve saber!

Cuidados com o banheiro: Tudo que deve saber!

29 de junho de 2022 Off Por Luis Fernando

Cuidados com o banheiro: O banheiro é um ambiente que necessita de cuidados exclusivos, devido a alta probabilidade de contaminação. Todos os anos,  há uma solução de alta tecnologia para cuidados com os banheiros que faz a indústria repensar a maneira como os banheiros são limpos. Embora muitas dessas soluções sejam inovadoras e possam economizar dinheiro e tempo, existem certas verdades essenciais sobre os cuidados com o banheiro que nunca mudarão. De acordo com a Pesquisa de Lavagem das Mãos Saudável de 2022 da Bradley Corporation, quase 60% dos americanos dizem que provavelmente gastarão mais dinheiro em um negócio com banheiros limpos e bem conservados.

O cuidado com o banheiro importa agora mais do que nunca. Neste artigo, mergulhamos em algumas das verdades reais sobre cuidados com banheiros, compartilhamos os fatos pouco conhecidos que aprendemos com especialistas do setor de limpeza e dissipamos mitos comuns sobre cuidados com banheiros.

Com que frequência você deve realmente desinfetar um banheiro?

Em um mundo perfeito, estaríamos lá para limpar o banheiro ou mictório após cada uso. Mas quem tem tempo para isso? Além disso, isso deixaria os ocupantes do edifício um pouco desconfortáveis. As equipes de instalação
devem encontrar o equilíbrio perfeito entre frequências aceitáveis ​​e o risco de contaminação. Pedimos a alguns especialistas que avaliassem as frequências de desinfecção recomendadas para assentos sanitários, bem como outras superfícies de banheiro de alto toque. Todos concordaram que a resposta dependia do tráfego, mas a desinfecção é realizada certamente com mais frequência do que nunca.

“O que costumava ser considerado apropriado e adequado uma vez por dia mudou na era pós-COVID-19”, diz Mark Warner, gerente nacional de vendas da Bullen, fabricante de produtos de
limpeza especializados. “O COVID mudou todas as regras. Nossos hábitos e frequências ficaram muito mais intensos e provavelmente
nunca voltarão ao que costumavam ser.”

Joel Craddock, presidente da Doc’s Facilities Solutions, determina as frequências de limpeza da superfície do banheiro com base nos ocupantes, total de banheiros e quantidade total de uma superfície específica (por exemplo, número de banheiros em cada banheiro). Como proprietário de um empreiteiro de serviços de construção (BSC), Craddock diz que novos clientes geralmente pedem que ele limpe o banheiro do escritório apenas duas ou três vezes por semana.

Qual é a superfície mais negligenciada em um banheiro?

Um fato pouco conhecido sobre os cuidados com o banheiro concorda: a superfície mais negligenciada em qualquer banheiro é a trava dentro da cabine. Quase todo mundo que usa um banheiro toca esse pequeno acessório e, no entanto, a maioria dos procedimentos de cuidados com o banheiro o ignora.

“Se você está na cabine, qual é a última coisa que você toca antes de sair?” pergunta Craddock. “A trava traseira é a parte mais suja do banheiro. Os protocolos de treinamento adequados precisam enfatizar a trava traseira. Algumas empresas vão usar um medidor de ATP (trifosfato de adenosina), que vai testar a quantidade de biopartículas em uma superfície, e isso pode ser usado para reforçar esses procedimentos.”

Novas tecnologias de imagem podem mostrar os níveis de solo em um banheiro como nunca antes, usando imagens fotoespectrais avançadas para revelar a contaminação em uma ampla variedade de superfícies de banheiro. Este nível avançado de detecção pode ajudá-lo a manter altos níveis de limpeza em todos os tipos de instalações. Warner diz que as instalações investem nessa tecnologia para ajudar a identificar superfícies a serem incluídas no treinamento de procedimentos de limpeza de banheiros. Ele enfatiza a necessidade de adicionar essas superfícies ao procedimento operacional padrão da equipe de limpeza (SOP).

“Não é uma questão de negligência”, diz Warner. “É apenas o simples fato de que, durante anos, as instalações deixaram essas superfícies fora da tela do radar.”

Qual é o verdadeiro padrão para cuidados com o banheiro no piso?

O maior erro que as pessoas cometem sobre os cuidados com banheiro se tratando do piso do banheiro é pensar que precisam limpá-lo. Esse mito simples geralmente leva a grandes problemas de controle de odor.

“Esfregar o piso do banheiro é o pior erro que você pode cometer, porque quando você está lidando com um banheiro comercial, geralmente é um piso de cerâmica com um ralo no piso”, alerta Warner. “Então, se você apenas esfregar o chão com um esfregão úmido, acabará com reboco descolorido e um banheiro fedido porque a armadilha seca.”

O procedimento geral recomenda a limpeza com um equipamento – de um esfregão de microfibra a um aspirador úmido – que use água em excesso. As linhas de argamassa são construídas para que a água flua para o ralo. Por sua vez, os drenos são construídos para reter a água, o que evita que o gás do esgoto volte para dentro do prédio (consulte A parte esquecida dos cuidados com o banheiro: Drenos na página 16).

“É muito simples”, enfatiza Warner. “Se esse ralo secar, o banheiro vai feder.”

Como resolver problemas de odor nos cuidados com o banheiro?

O odor é sempre uma queixa principal sobre banheiros públicos. De acordo com Julie Howard, vice-presidente e gerente geral de Towel, Skincare, and Aircare Systems da GP PRO, o controle de odor é consistentemente um dos principais problemas relatados nas pesquisas de consumidores da empresa e deve ser uma prioridade principal para qualquer programa de cuidados com o banheiro. “Qualquer instalação [gerente] que pensa que o controle de odor é um complemento está realmente perdendo uma grande reclamação na experiência do usuário”, diz ela.

Muitas instalações contam com fragrâncias pesadas para ajudar a esconder os odores em vez de tratar diretamente a fonte do odor. Investir em um programa e treinamento adequados de cuidados com o piso, além de ter um SOP que alinhe o cuidado do piso com o controle de odores, pode ajudar bastante a eliminar a fonte de odores. Ainda assim, muitos gerentes de instalações estão tão ocupados que, a menos que haja uma reclamação, eles não têm o controle de odores incluído em suas tarefas diárias.

As opções de controle de odor de hoje vão muito além da lata de spray tradicional em um balcão. Ao aprender sobre a ciência do fluxo de ar, as instalações podem colocar desodorizadores estrategicamente para tornar a experiência do usuário do banheiro muito mais agradável.

“Às vezes, o banheiro é o único lugar em um prédio onde um ocupante pode ter privacidade”, diz Howard. “Investir no cuidado e no design de um banheiro pode ter impacto no ROI (retorno do investimento) de todo o edifício. É um lugar para mostrar que você se importa e uma chance de transmitir o valor e o valor do seu prédio para todos que entram nele.”

Leia também nosso artigo de Produtos de limpeza concentrado ou Pronto uso.