Aquecimento global, eu também sou responsável?
26 de setembro de 2019Pra ser direto, sim, você também é responsável pelo aquecimento global e, sim, ele é real. Medições oficiais da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço, na sigla em inglês), apresentadas pelo site do Greenpeace no Brasil, mostram que a temperatura da primeira década do século XXI foi a maior já registrada desde 1880, quando começaram as medições globais. E isso é conseqüência da ação humana.
A queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo), utilizados na indústria e nos transportes em geral, é a grande vilã do aquecimento global e nós. Como consumidores desenfreados e inconseqüentes de produtos industriais e automóveis, contribuímos de modo indispensável a essa realidade.
Como somos responsáveis pelo aquecimento global
Quando adquirimos produtos cuja fabricação não respeita as novas medidas que combatem o aquecimento global. Ou quando escolhemos aqueles que não promovem menor desperdício, ou ainda quando ignoramos luzes desnecessariamente acesas, torneiras gotejando e a reciclagem, nós somos responsáveis.
Pesquisadores desse fenômeno estão há décadas lutando para que governos e pessoas comuns compreendam a gravidade do aquecimento global e tomem atitudes eficientes e duradouras que combatam o aumento da temperatura da Terra. Alguns acordos internacionais importantes foram assinados, como o Protocolo de Kyoto em 1997 e, mais recentemente, entre Estados Unidos e China (os dois maiores emissores e consumidores do mundo), que se comprometeram a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito estufa, buscando minimizar o impacto negativo na atmosfera do planeta.
Inegavelmente que é o consumo humano que move a economia dos países e gera riqueza, portanto não devemos parar de consumir. Mas consumir de maneira consciente! Atitudes do dia a dia, como comprar produtos inteligentes, contribuem para diminuir o impacto da ação humana na Terra e o aquecimento global.
Certamente quando tomamos atitudes conscientes e espalhamos essa ideia, estamos fazendo nossa parte para evitar que, num futuro não muito distante, o frágil equilíbrio da natureza seja prejudicado de forma irreversível e comprometa o desenvolvimento da própria raça humana, além de todas as espécies da fauna e flora que são essenciais para a manutenção da vida no mundo. Nós, da indústria de higiene e limpeza, estamos engajados nessa luta e compartilhamos do ideal daqueles que acreditam que o consumo consciente é o melhor caminho.
visto primeiro em: higiclear
FONTES