A importância do treinamento na área de limpeza e higiene

A importância do treinamento na área de limpeza e higiene

26 de setembro de 2019 Off Por admin

A importância econômica da área de limpeza e higiene ao empregar um número grandioso de pessoas provindas das classes sociais mais baixas, gerando renda e possibilidades para aqueles que tanto necessitam de trabalho. Assim, sabemos que muitos não tiveram oportunidades de capacitação e necessitam delas para melhorar suas posições mesmo depois de empregados, visando uma promoção, por exemplo, ou mesmo garantir sua manutenção no posto de trabalho. E podemos definir em apenas uma palavra o que traz a melhora da capacitação dessas pessoas: treinamento.

Treinamento na limpeza

O treinamento do profissional da área de limpeza e higiene não é bom somente para ele, mas para quem frequenta seus locais de trabalho também (hospitais, restaurantes, banheiros públicos, empresas). Ao profissional, o treinamento trará conhecimentos necessários para aumentar sua produtividade e performance na execução de sua função. Além de protegê-lo contra possíveis contaminações desnecessárias e perigosas (lembrando que esse profissional sempre está em contato com produtos químicos). Treinamento frequente também promove maiores conhecimentos e atualizações sobre as ultimas novidades do mercado, de modo a prepará-lo até para uma nova posição ou um novo emprego.

Aos frequentadores dos locais de trabalho do profissional de limpeza, o treinamento traz como principal benefício a segurança de estar utilizando um hospital ou restaurante que está livre de infecções. Ou seja, limpo de verdade e não apenas enganando as pessoas com o famoso “cheirinho de limpeza”. Afinal, o que pode ser mais desconcertante para uma empresa do que seus consumidores sumirem porque depararam com sujeira, mal cheiro ou acabaram acometidos por alguma doença por visitarem o local?

Empresas que fornecem treinamento

Existem várias empresas que acreditam e adotam a iniciativa de promover treinamento pelas razões que expomos acima, algumas são a Uniabralimp (Unidade Nacional de Formação Profissional), ligada a Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional) e o Senac. Certamente são escolas que possuem em seu currículo extenso material que trata desde a desinfecção de superfícies hospitalares. Em suma tem importância no combate às superbactérias, por exemplo – até a manutenção de áreas internas e externas.

Um exemplo de empresa que promove treinamentos aos profissionais de limpeza de segmentos técnicos é a Higiclear onde realiza em hospitais, cozinhas e também de formação genérica, como limpeza de banheiros e manutenção de dispensers de papel toalha, papel higiênico, sabonetes , entre outros. O número de profissionais treinados já passa de  260 formalmente, bem como um números ainda maior em que foi aplicado o DDS (diálogo diário sobre segurança), abordando sempre as melhores práticas e dicas de segurança. Ademais, nossa empresa conta com mais de 5 mil clientes do segmento.

A HigiExpo um espaço dedicado ao mercado de limpeza e higiene que trará muita informação, inovação, novos lançamentos da área e cursos (assuntos técnicos ligados ao meio ambiente, mão de obra, tecnologias e etc. Um evento que demonstra a força desse mercado para a economia do país, e mesmo do mundo. Pois todos nós dependemos de ambientes limpos e desinfectados para a manutenção da vida.

Conclusão

Por fim, em uma época em que a tecnologia está evoluindo muito rápido e tudo se torna obsoleto antes mesmo de se tornar comum. De certo o treinamento contínuo é a chave para manter-se atualizado e vivo no mercado de trabalho. E com toda certeza a área de limpeza e higiene não fica atrás no quesito “novidades tecnológicas”. Inovações trazem novas maneiras de eliminar problemas, empregar melhor o tempo e valorizar produtos e a mão de obra. Portanto, manter o profissional de limpeza sempre atualizado através de um bom treinamento é a chave para melhorar a produtividade e a satisfação do cliente.

 

FONTES:

http://cursosabrafordes.com.br/curso-higienizacao-hospitalar

https://www.uniabralimp.com.br/quem-somos.asp

http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?template=971.dwt&testeira=994&theme=157&type=NONE&unit=NONE

http://www.elipsi.com.br/cursos/auxiliarlimpeza.html

http://higiexpo.com.br/sobre-a-feira.asp

https://www.hygibras.com/

https://www.higiclear.com/