Planejamento em Limpeza também é possível!

Planejamento em Limpeza também é possível!

26 de setembro de 2019 Off Por admin

Já se vai o tempo em que atividades ligadas à facilities, mais especificamente limpeza e higiene pessoal, não passavam por planejamento. Planejamento em limpeza também é possível!

Hoje em dia é comum nossos consultores desenvolverem o planejamento em limpeza, em relação às tarefas dirigidas aos profissionais da área. Funciona como um PCP, pois quem não planeja, não programa e não controla o que produz e certamente terá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige, correndo o risco de desaparecer.

O planejamento em limpeza tem início na divisão dos ambientes em áreas que tenham utilização mais específica e, depois, subdividir essas áreas em células de trabalho que possuam uso semelhante. Nosso objetivo principal está em racionalizar os recursos de forma que as células com maior uso tenham manutenção mais intensa. E as outras, com menor uso, manutenção menos intensa.

Assim, recursos como mão de obra e produtos serão alocados com freqüências adequadas ao uso da área. Assim trazendo uma aparência mais uniforme aos ambientes e economia.

Vejamos dois exemplos de planejamento em limpeza. Os sanitários de uma indústria que possuem uso muito intenso comparados a outros de baixa utilização são limpos e abastecidos com materiais como papel toalha, sabonete e papel higiênico em freqüências diferentes. Bem como devem ter processos de limpeza diferenciados quanto à freqüência e ao nível; já as células dos corredores de um shopping center devem possuir freqüências e procedimentos diferenciados em relação ao enceramento, polimento e remoção de tratamento de pisos, pois existem áreas com uso muito ou pouco intenso, causando, portanto, um desgaste maior ou menor do tratamento de pisos.

Enfim, planejamento não é mérito apenas de atividades ligadas a produtos ou estratégias, a limpeza também é beneficiada por ele. Acredite no planejamento em limpeza!

 

www.higiclear.com

www.hygibras.com

www.oleak.com.br