Tapetes sanitizantes: Eficiência e o uso correto.

Tapetes sanitizantes: Eficiência e o uso correto.

21 de maio de 2021 Off Por Claudinei

Eficiência e o uso correto dos tapetes sanitizantes

 

Em meio a uma infinidade de alternativas para a desinfecção de ambientes, sejam eles residenciais ou empresariais, os tapetes sanitizantes têm se mostrado bastante eficientes no combate contra a disseminação de agentes infecciosos importantes, como é o caso dos vírus recentes e das bactérias.

Independente de qualquer ambiente que caminhemos hoje em dia, a possibilidade de estarmos adquirindo e disseminando agentes infecciosos através dos nossos calçados é extremamente alta. Poderíamos inclusive dizer que é quase impossível manter os calçados livres de vírus e bactérias quando estamos andando pelas ruas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Arizona, a parte externa dos nossos sapatos são habitadas incontáveis seres microscópicos. Durante esse estudo, puderam observar cerca de 421 mil bactérias perigosas em apenas um calçado; dentre elas as fomentadoras de doenças como a meningite e algumas infecções respiratórias.

Além de todos esses microorganismos com os quais podemos entrar em contato diariamente, os nossos calçados também podem servir de vetor para produtos tóxicos à nossa saúde, como os químicos pesados, que causam irritação e outras alergias. Mas afinal, como os tapetes sanitizantes podem nos auxiliar na limpeza dos ambientes? Veja abaixo como esse novo recurso é utilizado!

Os tapetes sanitizantes realmente funcionam?

 

 

tapete sanitizante

 

Ainda há muitas controvérsias sobre o uso de alguns recursos para o combate a microorganismos. Isso porque os estudos que são produzidos são poucos com relação ao número de possibilidades existentes no mercado. Por isso algumas pessoas podem preferir o uso das tecnologias de ponta ao invés dos tapetes sanitizantes, como os raios UV, por exemplo. Mas o fato é que muitos profissionais já reconhecem o uso desse utensílio como uma barreira artificial para a entrada de patógenos externos, essencialmente quando falamos dos encontrados em zonas urbanas (nas ruas, comércios ou em corredores públicos), que podem ser os mais perigosos.

Atualmente, é muito comum ouvirmos falar sobre o uso de máscaras respiratórias, capas de proteção, óculos e outros equipamentos individuais, mas dificilmente nos importamos com os nossos calçados. Embora sejam vetores de baixa probabilidade para infecções e contágios, eles também devem ser levados em consideração; Mantê-los limpos é ainda mais importante antes de entrar em casa, onde podem estar suscetíveis ao contato com as crianças, os pets e nós mesmos.

Tendo isso em mente, os tapetes sanitizantes podem sim ser altamente eficazes quando bem utilizados: Com um bom produto desinfetante e  toda a manutenção adequada.

Como os tapetes sanitizantes atuam na higienização?

 

Assim como todas as medidas que já citamos acima, as barreiras artificiais funcionam como armas preventivas, evitando que tenhamos contato com os patógenos que venham a causar doenças. Entretanto, os tapetes sanitizantes funcionam de forma bem diferente.

 

 

  • Atuam através do contato físico com os calçados

 

Um bom tapete higienizante deve ter contato direto com a sola dos seus calçados. Eles comportam líquidos desinfetantes responsáveis por eliminar os vírus e bactérias, e caso sejam utilizados da forma errada, não serão eficazes contra esses microorganismos.

 

  • São muito diferentes dos tapetes comuns

 

Embora pareçam iguais, os modelos de tapetes higienizantes exigem um cuidado maior para manter a sua eficácia, principalmente se tratando das manutenções necessárias (como a troca do líquido sanitizante e as lavagens periódicas). 

Também não será vantajoso se não houver um cuidado maior com as solas dos calçados, fazendo com que o tapete alcance a maior superfície possível sempre que passar por ele, o que nem sempre fazemos com os tapetes comuns.

Como escolher o tapete sanitizante ideal?

 

Funcionando como um próprio “acessório” de proteção para a sua casa ou comércio, o tapete sanitizante pode ser mais uma medida de prevenção e limpeza do ambiente, com alguns adicionais interessantes que devem ser observados na hora de escolher o melhor produto.

 

  • Escolha o tamanho ideal

 

Escolher o tamanho perfeito do seu capacho é o primeiro passo para adquirir o produto ideal. Diferenciar os modelos duplos (sanitização e secagem) dos convencionais (apenas sanitização) também podem interferir na hora de levar as dimensões perfeitas para o espaço reservado na entrada do ambiente.

 

  • Adquira um produto resistente

 

Embora possa parecer óbvio, um bom tapete higienizador deve sempre ter uma resistência comprovada para executar a sua função. É comum encontrar tapetes com problemas de vazamento de líquido, o que faz com que ele deixe de servir para a sua principal função. Para evitar dores de cabeça, sempre opte pelo produto mais seguro e durável.

 

  • Se for necessário, personalize-o!

 

Um erro muito comum é vermos as pessoas utilizando um tapete sanitizante incorretamente. Uma solução bastante eficaz para corrigir esse problema é optar por modelos personalizáveis, que podem ser auto informativos para os “desavisados”, além de poder oferecer a disseminação da marca da sua empresa ou negócio.

Como usar um?

 

  • Faça a manutenção adequada

 

Como qualquer tapete, os tapetes sanitizantes também necessitam ser lavados periodicamente, ainda mais quando pensamos nas inúmeras impurezas que ficam acumuladas.

Retirá-lo para lavar pelo menos duas vezes por semana é indispensável para ter a eficácia garantida.

 

  • Troque sempre o líquido utilizado

 

Se você quer um tapete sanitizante e pensa que basta enchê-lo para estar protegido, está enganado. Para manter a sua fórmula sempre ativa, os produtos higienizantes precisam preservar os seus componentes químicos, e a única forma de fazer isso é deixar o tapete sempre nos níveis adequados, reabastecendo-o quando for preciso, e até trocando o desinfetante do compartimento periodicamente.

 

Conclusão

 

Após saber todas as vantagens de um bom tapete higienizador, além de como utilizá-lo para criar uma barreira totalmente eficiente na entrada da sua  casa ou comércio, você poderá fazer desse novo produto mais uma alternativa de prevenção aos patógenos que encontramos nas ruas, deixando os ambientes cada vez mais limpos e seguros.

Visto primeiro em: A Melhor Escolha.